Pele Oleosa


Hoje vamos trazer algumas informações sobre a pele oleosa: quais as fases da vida em que é mais comum, quais as características desse tipo de pele e quais os cuidados necessários pra evitar a pele oleosa. 🌿

A pele oleosa leva este nome devido à alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Essa condição se torna mais comum durante a adolescência por conta das alterações hormonais - quando os jovens começam a ter um aumento da testosterona, que estimula a glândula sebácea a produzir mais oleosidade, facilitando a formação e o aparecimento de espinhas.

Pode ocorrer também, em alguns casos, durante a menopausa. Isso acontece devido à queda do estrogênio, que proporciona a acentuação de outro hormônio que não cai na mesma velocidade: a testosterona - do qual pode levar ao aumento de pelo, da oleosidade e até mesmo a acne.

As características da pele oleosa são: brilho intenso; sensação pegajosa; tendência à acne, espinhas e cravos e poros dilatados e irregulares.

Mas o que causa oleosidade na pele?
- Lavar o rosto muitas vezes ao dia;
- Usar um produto contraindicado para a pele oleosa;
- Fazer a limpeza de pele com as mãos sujas;
- Usar água quente para lavar o rosto, causando o efeito rebote;
- Falta de hidratação na pele;
- Poluição;
- Alimentos gordurosos;
- Se expor ao sol excessivamente e sem proteção.

Ao contrário do que muitas acreditam, a pele oleosa também deve ser hidratada. Até porque, em alguns casos, o excesso de oleosidade pode acontecer por conta da falta de hidratação na pele. Funciona como uma defesa natural: se a região está ressecada ou sensibilizada, um mecanismo natural de compensação pode estimular a produção de sebo para balancear o filme hidrolipídico e auxiliar na formação da barreira de proteção da pele. A isso se chama “efeito rebote”. Optar por um protetor solar específico para este tipo de pele também ajuda a controlar a oleosidade, melhorar a aparência dos poros e diminuir a acne. O protetor precisa ter toque seco, que se torna imperceptível e não deixa sensação de pele pesada.

Fonte: DermaClub

E aí, gostaram das dicas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantando a Lua

Pele Hidratada